"Sempre foi considerado uns dos bairros mais nobres e elegantes de Teresópolis, visitado até pela a Família Imperial. Sobre o seu curioso nome, existem duas hipóteses: A primeira é que aquele vale já era conhecido pelo o seu excelente clima, próprio para os que precisavam de um ar puríssimo e de uma água de boa qualidade. Os visitantes depois de alguns dias sentiam-se tão bem, que acabavam por quebrar os frascos de remédios que traziam para tratamento de saúde.
Já a outra, é que ingleses, que subiam a serra a convite de George March, levavam sempre garrafas de whisky em suas caminhadas e piqueniques. Os mais apressados em conhecer a região, acabavam tropeçando nas pedras e quebravam os frascos quando caiam.
No local está situado propriedades como o Orquidário Aranda, o Hotel Pinheiros, e as casas para retiro Sítio Assunção e o Seio de Abrahão."
BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento