BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sábado, 7 de novembro de 2009

MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PAQUEQUER

"Av. Oliveira Botelho, Alto

A igreja está situada em uma das principais avenidas de Teresópolis, em uma região que apresenta o maior conjunto de casas antigas do município, no bairro do Alto, fazendo parte do seu entorno casas comerciais e residenciais, o Colégio São Paulo e nas proximidades da Praça Higino da Silveira.

É cercado por muro de pedras, granito, possuindo grande jardim em sua volta, com árvores de grande e médio porte, destacando-se os pinheiros. Antes de se alcançar a entrada principal da igreja, há uma escadaria em pedra, revestida por cimento. Na frente da igreja, do lado direito, encontra-se a imagem de Santo Antônio, em bronze, com 1,5 m de altura, sustentada por um pedestal de 2,0 m.

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Paquequer está intimamente ligada à história de Teresópolis. O município foi constituído, primeiramente, do território desmembrado da antiga freguesia de Santo.

Antônio de Paquequer, então integrante do município de Magé. Entretanto, a origem do município, segundo alguns autores é atribuída à colonização da Fazenda dos Órgãos. A sede da fazenda desempenhou o papel de geradora do primeiro núcleo populacional da região.

Em 1880 a matriz encontrava-se em ruínas, quando se iniciou então a construção da atual. Em l6 de novembro de 1933, era consagrada a nova Matriz de Santo Antônio do Paquequer, hoje ainda existente. Um novo templo foi construído em um terreno ao lado esquerdo da igreja."