BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sábado, 7 de novembro de 2009

MATRIZ DE SANTA TEREZA

"Praça Baltazar da Silveira - Várzea

A Matriz de Santa Teresa está localizada na Praça Baltazar da Silveira, que sofreu obras de paisagismo e urbanização em 1913 pelo então prefeito Sebastião Teixeira. Esta passou por diversas modificações, sendo que a última se deu no governo do Prefeito José de Carvalho Janotti, em l955, preservada até à presente data. Sendo assim, a Praça Baltazar da Silveira, antiga Praça Santa Teresa, foi um dos núcleos principais do desenvolvimento de Teresópolis, onde se irradiaram as manifestações políticas, culturais e sociais do município.

A construção da Matriz de Santa Teresa data da segunda metade do século XIX.

Em 1855, na Praça Provincial, depois Santa Teresa, atual Praça Baltazar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob o cargo de Santa Claudiana depois Santa Teresa D’Ávila, padroeira da Paróquia e da cidade de Teresópolis. Em 1927, foi demolida, por se achar em péssimo estado de conservação e não mais comportar o grande número de fiéis. Iniciou-se então a construção da atual Matriz de Santa Teresa, sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussen, enquanto a missa e outros ofícios religiosos eram celebrados em residências particulares. Nos anos 30, embora precariamente, começou a nova Igreja de Santa Teresa a ser utilizada e, em 1939, falece o Cônego Bento Maussen. Seu corpo foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, num mármore branco. Sobre o chão liso, encontram-se inscrições com seu nome e as datas do seu nascimento e seu falecimento. A Matriz, em estilo gótico, possui belos vitrais de origem tcheca doadas por famílias da época."